Etapas

06:21:00


Quando ainda não acabámos o secundário, temos a sensação que chegar ao fim dessa etapa é como um filme, atira-se o chapéu ao ar e lá vamos nós, prontos para tudo com a maior felicidade. Nem sempre é assim, especialmente se fores como eu e torceres o nariz a despedidas. Para mim, acabar o secundário traz uma sensação agridoce que faz com que o nosso psicológico fique baralhado e não saiba dizer-nos como reagir, quer dizer, obviamente que, depois de 12 anos, vamos sentir orgulho pela nossa transformação de pequenas crianças, a indivíduos com personalidades formadas e conhecimento sobre o mundo que vivemos, mas também vamos ter noção de que é a primeira vez que temos de ser nós a decidir o futuro e já não existe nenhuma corrente que nos leve de arrasto, vamos dar pela palavra "adeus" sair da nossa boca tantas vezes que até perdemos a conta (e desta vez não é como quem diz "adeus, até setembro", não, desta vez é um "adeus, até um dia") e se dizer "adeus" é difícil para uma mulher ou homem-feito, imagine-se para alguém que, até aí, nunca tomou uma decisão adulta na vida.

Acabar o secundário é ouvir a campainha tocar uma única vez e, ao sair da sala, perceber que nunca mais vais experienciar nada daquilo outra vez (na generalidade dos casos não me dou muito bem com a expressão "nunca mais"), por isso tentas absorver para dentro do teu coração todos os momentos felizes que, ao longo dos anos, te ajudaram a tornar na pessoa que és e, do nada, interiorizas a ideia que foste aquilo durante 12 anos e, naquele segundo em que soou o toque, deixaste de o ser para sempre e passaste para uma fase que, como não sabes bem qual é, te transmite a sensação de vazio que te apavora, porque tu só sabes ser aquilo.

Chegar ao final do ano letivo sempre tinha significado que daqui a 3 meses um novo capítulo ia começar, no entanto chegar ao final do secundário é como acabar o último livro da saga Harry Potter, ou chegar ao final da décima temporada de Friends, só que a diferença é que como se relê um livro e revê uma série, não se pode reviver o secundário e és forçado a olhar para aquela última página sabendo que vai ser única vez que a lês, vais sentir toda a emoção possível ao despedir-te daquelas personagens e querer memorizar todas as tuas características, porque tu nunca vais voltar a ser como eras naquele momento.

Acabar o secundário é perceber que, ao longo de todo este tempo, o teu coração esteve cheio. Acabar o secundário é saber que, a partir deste momento, já somos mulheres e homens-feitos, porque já sabemos o que é dizer adeus.

You Might Also Like

12 comentários

  1. Acabar o secundário é começar uma nova fase, é mostrar que és capaz daquilo que tu quiseres!

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
  2. Acabar o secundário é rebentar mais uma bolha da tua zona de conforto. Nada do que é importante se perde ainda é preciso fazer ajustamentos. ^^ Abrem-se novas portas de coisas para explorares e de inúmeras memórias para criar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, mas eu tenho a mania de torcer um pouco o nariz à mudança!
      Beijinhos e muito obrigada!

      Eliminar
  3. Já acabei o secundário e... já vão uns anos (o tempo passa demasiado rápido !)
    E sim tudo muda, mas apenas o poder de decisão vai sendo aumentado... afinal de contas antes tivemos de decidir que área seguir e até talvez algumas disciplinas. No final se seguirmos para o ensino superior ou não? Se seguirmos, qual o curso ? e no final do curso, que emprego queremos? Queremos manter-nos aqui?

    E são todas estas decisões que cada vez influenciam mais a nossa vida e cada vez mais são da nossa responsabilidade e não da obrigação, do "porque tem que ser". Faz parte de ir crescendo e essas mudanças podem ser acompanhadas por que te acompanhou até aqui. As mudanças também trazem coisas boas, apesar do desconhecido :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que temos, mas a maior parte das pessoas "segue a corrente" no secundário e vai atrás dos amigos, ou "para onde há mais saída" e agora já não há essa possibilidade! Ninguém pode fugir às decisões agora!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Eu acabei o secundário há 11 anos e conheço ainda bem essa sensação de que falas ;) tenho muita nostalgia desse tempo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, vão sempre ficar saudades!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Sinceramente, quem me dera estar no secundário... era tudo mais fácil :D
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, na altura não se muita noção disso e só queremos acabar à pressa
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Tens uma escrita tão bonita e adulta. Este vai ser o meu ultimo ano no secundário e já estou a sentir todos estes sentimentos que descreveste. Foi no 10 e 11 que conhecia minha nova turma e eventualmente criei o meu grupo de amigos. Devido à escolha de disciplinas especificas acabamos por ter de nos separar. Se já está a ser difícil agora nem quero imaginar no final do 12. Contínua assim e boa sorte :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada por essas palavras! Aproveita bem o teu 12º, espero que te deixe muitas saudades, pois isso significa que te correu muito bem!
      Beijinhos

      Eliminar

Popular Posts

Like us on Facebook

Tumblr

Subscribe